terça-feira, 3 de agosto de 2010

Minha volta às aulas.

É bom saber o material humano com o qual se vai trabalhar por um semestre letivo. É bom ver de quem são as vidas que, quer queira ou não, vai-se tentar mudar um pouco e vou, de alguma maneira bem específica, torná-las um pouco melhores do que são - modéstia às favas, às cucuias e ao limbo, mas reinando a sinceridade.
Conhecer essas pessoas, com pouca ou muita experiência de vida, mas que, ainda assim, estão lá para aprender algo de mim, sempre me renova. Sempre faz com que seja cada vez mais difícil saber discernir o profissional do pessoal, sob o ponto de vista do afeto - muito embora se saiba. É, afeto.
O uso das mesmas piadas de início de semestre sempre sinceras e (quase) sempre bem-sucedidas marca o que vai ser uma jornada de aprendizado... p'ra mim.
Desde aquela criança/pré-adolescente que não para de falar sobre suas experiências de vida, as coisas novas que lhe acontecem no dia-a-dia, tudo que sempre cai de sua carteira, de como você é mais "animado" e "legal" que os anteriores (coisa que criança fala não se leva a sério, às vezes) e de quando demonstra carinho estantaneamente para com alguém que ela acabou de conhecer até aquele adulto que você percebe nos olhos que está satisfeito com o que espera, mesmo que um pouco receoso, às vezes.
E que Dezembro seja recheado de gente querendo um lanche no Habib's, um "montinho no teacher", uma dancinha, uma cantoria inusitada, uma "foto com a turma para colocar no orkut", um abraço em grupo, uma esfiha com Coca-Cola na semana seguinte ao último dia, um vídeo, um speech emocionante/emocionado, lágrimas...
Impossível não haver aquela turma com a qual, você dê mais risada, tenha mais o sentimento de companheirismo e até mesmo - por que não? - de amizade. Mas há também o momento em que seu corpo se enche de satisfação e sentimento de dever cumprido quando alguém lhe fala que, finalmente, entendeu tal coisa com sua explicação diferenciada. Tudo isso só fez e faz com que aquele moleque cabeludo da faculdade que ria dos outros que queriam ensinar tenha se tornado um profissional mais do que feliz na área não a que escolheu, mas a que o fisgou de tal forma que, hoje em dia, não se vê fazendo outra coisa e a qual está cada vez mais disposto a se dedicar.

Trilha Sonora - Joy Division - Substance (1988)

3 comentários:

  1. É... Ensinar é isso: UMA ARTE!

    Parabéns pelo blog Thiago, gostei do visu, e estarei visitando aqui para lê-lo.

    (Você lembrou de uma coisa importantíssima que deixei de fazer: Tirar foto com a turma no último dia do semestre)

    E o pior que foi a melhor turma. Sentirei saudades!

    Beijos, "Little teacher", rsrs.

    (Da Diva)

    ResponderExcluir
  2. Thiii

    Faço das tuas palavras as minhas =)
    Ensinar, nada é mais satisfatório!

    saudades querido
    bjos
    Pri

    ResponderExcluir
  3. okays, nem li.
    mas pela trilha sonora, eu já gostei.

    - mentira, eu li.
    :)

    ResponderExcluir