quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Bairrismo

O lugar onde alguém mora é sempre o pior visto de dentro, mas o melhor visto de fora - pela mesma pessoa. Por quê? Oras...
Você pode e deve criticar tudo que há de pior onde vive. Você pode e deve criticar todas as atitudes erradas que as pessoas ao seu redor (e isso inclui você próprio) tomam equivocadamente. Pode e deve colocar o dedo na ferida de tudo o que há de ruim na sua casa, no seu prédio, no seu condomínio, na sua rua, na sua vizinhança, na sua cidade, na sua região, no seu estado e no seu país. É o que você, cidadão, tem que fazer. É seu papel, mesmo. Se não o faz, não age de acordo com suas obrigações. Simples assim. Afinal, só enxergando e apontando o problema é que é possível mudá-lo, certo? Pois bem...
Agora, se chega o seu vizinho e diz que sua casa é desorganizada, sua família é desbocada, fala alt0 demais, veste-se mal e não tem bons costumes, aí o buraco é mais embaixo. Mas por quê? Afinal, você faz o mesmo, reclama dos mesmos problemas. Sua casa é realmente uma bagunça e sua família não é nada perfeita, convenhamos - longe disso, aliás.
Esse seu vizinho enxerido e metido a sabichão não tem o direito de criticar sua casa, já que não pode mudá-la. Toda crítica deve vir com uma solução ou algo perto disso. E uma solução para um problema de sua família só você e sua família pode trazer, afinal de contas vocês é quem sabem melhor do que ninguém o que é melhor para vocês. E, mesmo se não souberem, simplesmente, não é da conta desse cara.
Agora peguemos um exemplo parecido, mas sob um ponto de vista diferente: Você vai ao exterior de seu país ou conversa com algum estrangeiro. Você sabe (melhor que um mundo de gente) os problemas que o Brasil tem, mas sabe o potencial que ele tem de mudar, também. Se um estrangeirinho qualquer fala mal dele, você vira bicho. É uma reação instintiva. Você, automaticamente, começa a falar das qualidades do seu país (ou estado, região, cidade, bairro etc.), do quanto ele é melhor do que o do outro (porque é!) e de todo potencial que ele tem. Enaltece os pontos positivos como nunca pensara que um dia poderia fazê-lo. Mas por quê?
Você é um bairristinha de meia pataca, assim como eu também o sou. Falou mal do seu nicho social, falou mal de você. Só você pode fazer isso.
E o pior são aqueles que falam mal de seu país, da sua cidade, mas precisam morar nela ou dependem dela, muitas vezes! Chega a ser patético. Não é tão ruim assim? Saia daqui e vá para um lugar que julgue melhor, pois daqui cuidamos eu e quem é dos meus.
Porém, o que se deve fazer nesses casos, é não esquentar muito a cabeça. Pelo contrário: ironize toda a situação. Seu país só tem macacos? Saque e descasque uma banana na hora. Seu país só tem gente mostrando bunda? Hm... Ok, mostre os pontos positivos. O lugar de onde você vem só tem gente metida? Empine seu nariz de tal modo que as pessoas vejam suas narinas bem abertas (e limpas, de preferência). Você sabe o que é melhor para você e para o seu redor. Continue defendendo sua terra.
Agora, se não é assim, mude-se. Não fará a menor falta.

2 comentários:

  1. Não vou falar do post, mas sim do Blog de forma geral. Gostei. Você tem uma forma muito peculiar e interessante de escrever, uma mistura de desabafo-realidade-ironia. Essa fórmula trasncreve muito a sua "pessoinha", a sua personalidade(fora da realidade virtual), simples, discreta, porém, com muita coisa acrescentar e a transmitir...Além de sempre (ou muitas vezes), tentar desafiar as outras pessoas através das palavras...Continue a escrever aqui, ali ou acolá. Tem futuro!
    Bjos, pessoa!

    ResponderExcluir
  2. Thiagooo tu tens mais seguidores do que eu hein... Sinal que teu blog está muito bom... ;) rs

    Beijos little teacher!

    ResponderExcluir